4.1.13

Território do Brincar


Olá!
Já ensaiei muitas vezes esse primeiro post do blog. Guardei um que achei interessante, mais introspectivo e que se encaixaria muito bem em um "post de começo de ano."
Mas tudo mudou!
Pra quem não sabe (eu também não sabia), um dos meus objetivos para 2013 é me aprofundar no universo infantil de todas as formas possíveis. Essa vontade nasceu faz um tempinho, desde que tive uma espécie de "luz", de encontro com a minha essência. 
Posso não ter todos os brinquedos do mundo, não saber pular corda direito, mas o universo infantil sempre me atraiu e eu nunca, nunquinha, tive aquela "rejeição à criança depois de adulto." Aliás, se tem uma coisa que me irrita, é a arrogância do adulto de sempre achar que sabe tudo e que a criança, tadinha, é "só criança" e não sabe nada. Você já deve ter passado por isso na infância e sabe como é chato!

Mas vamos ao assunto do post:
Meu primeiro bom link do dia fala justamente disso: O Universo da Criança.
O Projeto Território do Brincar, levará registros das vivências de crianças de todo o Brasil.
A educadora Renata Meirelles e o documentarista Davi Reeks, que percorrem o país desde abril de 2012, além de registrar o cotidiano lúdico de crianças de todos os tipos, as sutilezas das mesmas (eu chamo de Sentimento de beleza) buscam uma reflexão sobre tudo que nós, adultos - e crianças também - podemos aprender com esses pequenos.



Para onde foram nossos valores e sonhos?
E nossa simplicidade?

E nossa capacidade de imaginar?


A viagem vai até dezembro de 2013. Sem dúvidas a experiência presencial não se compara à nossa  de espectadores. Mas podemos observar e absorver, não é mesmo?

Fiz-me um convite hoje cedo e faço a vocês: Vamos sair pra brincar?
Bem...para um primeiro post, acho que não foi dos piores.

Assistam ao vídeo, conheçam o projeto, busquem mais esses valores da infância que ainda existem,  mas andam adormecidos em vocês.

Tenham um ótimo dia e sejam bem-vindos ao meu território de brincar. :)

7 comentários:

  1. Adorei, Obe!
    Gosto muito desse teu jeito de ver as coisas. E dos teus textos e artes.
    Queria ser mais assim, mas acho que tenho mais sintoma de velho =P

    Bjins =***

    ResponderExcluir
  2. As crianças enxergam o mundo através da forma mais pura. Minha mãe é pedagoga e se encanta com esse universo. Fico boba com as histórias que ela conta!

    Absurdo esse preconceito com "coisas infantis".
    Temos muito o que aprender com eles.

    ResponderExcluir
  3. Juli,
    Obrigada mesmo! E deixa disso: Deixa os sintomas de velho pra lá(às vezes eu sou bastante hehehe). Só o fato de gostar do meu trabalho, de arte, já diz que tens sensibilidade de sobra. :)

    Luane,
    Eu imagino as histórias que ela te conta. Também ficaria boba.
    E ela, como pedagoga, acredito que também já tenha escutado histórias tristes a respeito dos pequenos. Muitos sofrem coisas sérias calados, agressão, crises pessoais, e infelizmente, os pais, tios, até mesmo professores, não as deixam se abrir.
    Gostei muito desse projeto, mesmo. É muito bom mostrar às pessoas, à essa sociedade tão "moderna", uma infância que algumas classes sociais, por exemplo, desconhecem, como essa coisa de banho no rio, brincar de boneca ACREDITANDO que é mesmo uma menina. Essa naturalidade precisa voltar. Imaginar castelos com barro.
    Obrigada pela visita e pelo comentário, meninas!

    ResponderExcluir
  4. eu também não sou desses adultos que depois que cresce pega aversão a tudo que possa ser chamado de infantil.
    achei o projeto muito interessante.

    ( achei no youtube alguns episódios, é esse o seriado? http://www.youtube.com/watch?v=8FNtBiy1SxA )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu sei. Às vezes até esqueço que você tem quase a minha idade. Achava que tinha menos, bem menos! haha
      Sim, é esse mesmo.:)

      Excluir
  5. Obrigada por fazer um post sobre esse projeto lindo. Assistir esse vídeo me fez pensar sobre alguns valores que venho priorizando em minha vida, e bem agora que eu estava bem reflexiva esse vídeo me deu uma luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Mil desculpas pela demora em ver/responder teu comentário. Não sabe como fiquei feliz em ter, de alguma forma, ter colaborado com a tua "luz". Observar e Absorver.
      É isso. :) Obrigada pelo comentário.

      Excluir